Fernando Paes Afonso demite-se da Santa Casa da Misericódia de Lisboa

Fernando Paes Afonso com o cargo de Vice-provedor que tinha a tutela dos Jogos Santa Casa, que esteve recentemente envolvida numa polémica relativa ao jogo Placard. Garante que sai “sem acrimónia”.

Paes Afonso ocupava o cargo desde 2011

Paes Afonso ocupava o cargo desde 2011

Após a polémica de menores de idade apanhados a jogar no Placard, Fernando Paes Afonso que tinha a tutela dos Jogos Santa Casa, apresentou a demissão de vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Demitiu-se o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fernando Paes Afonso, que tinha a tutela direta dos jogos sociais da instituição. A demissão foi confirmada ao Observador pelo próprio, que justifica a decisão de abandonar a Santa Casa com “o entendimento” que faz do cargo e nega que isto esteja relacionado com as recentes polémicas que envolveram os Jogos Santa Casa.

A meio deste mês, o Observador publicou uma reportagem na qual Henrique Lopes, investigador principal da Unidade de Saúde Pública do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, denuncia que jogos como a raspadinha têm um elevado potencial de criar dependência, algo que a Santa Casa terá ignorado, diz Lopes. Poucos dias depois, o Jornal de Notícias denunciava que havia casos registados de menores a apostar no jogo Placard, lançado recentemente.

De acordo com Paes Afonso, o pedido de exoneração do cargo não está relacionado com isto. “Nos termos dos estatutos, os membros da mesa são nomeados pelo Governo”, explicou ao Observador. O vice-provedor demissionário considera que “tem de haver uma relação de confiança política” nestes cargos, pelo que aproveitou “a mudança de Governo” para pôr o lugar à disposição.